7 de março de 2015

Projeto Turistando: Um estado maravilhoso chamado Rio de Janeiro

No inicio do mês de Fevereiro, postei aqui no blog sobre o Projeto Turistando. E hoje quem estreia nada mais nada menos que o RIO DE JANEIRO e quem vai contar pra gente é a Simone Rodrigues do blog Bom dia Beleza.

“Uma poetisa francesa do fim do século passado fico tão apaixonada pela beleza da natureza do Rio de Janeiro, pela sua vida esplendorosa e pela luz do seu céu azul claro que escreveu um livro chamado “A cidade maravilhosa”. Como só acontece no Rio, o termo entrou numa marcha de carnaval que virou hino oficial da cidade. Mas o Rio de Janeiro, um lugar “entre o mar e a montanha” tem todo o direito de ser chamado assim, porque tem tudo: praia, montanha, floresta, natureza, vida. Rio de Janeiro é isso mesmo: uma cidade maravilhosa, ainda hoje capaz de emocionar e de apaixonar qualquer pessoa assim como aconteceu com a poetisa francesa.
O Rio de Janeiro tem vários pontos turísticos importantes mas destaco particularmente três deles, são aqueles lugares que um turista que vem conhecer a cidade não pode absolutamente deixar de ir. O primeiro deles é o Corcovado. Lá em cima o Cristo Redentor abraça toda a cidade. Então o turista não pode perder a ocasião de dar o seu abraço pessoal de perto. O corcovado oferece uma vista panorâmica privilegiada com os seus 710 metros de altura, e se encontra no Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do Brasil. A coisa mais incrível é passar em poucos minutos da paisagem urbana da cidade, dos edifícios, das ruas asfaltadas e do trânsito dos carros à uma verdadeira floresta tropical, a essência mesmo da natureza.

O segundo ponto turístico mais importante da cidade é o Pão de Açúcar, localizado no bairro da Urca. Junto com a estátua do Cristo Redentor é o maior cartão-postal da cidade e um dos mais famosos do Brasil. Margeado pelas águas da baía de Guanabara, constitui-se em uma referência turística internacional para a cidade. Possui como atração principal o famoso passeio de teleférico, interligando a Praia Vermelha e o Morro da Urca ao Pão de Açúcar. É também conhecido como Bondinho do Pão de Açúcar. De lá de cima do morro, tem-se uma vista lindíssima de toda a cidade porém, com uma vista mais baixa em comparação ao Corcovado. Na minha opinião, um dos lugares mais lindos para se tirar fotos da cidade do Rio de Janeiro.
Enquanto espera-se para pegar o teleférico, vale a pena fazer um passeio no caminho ao longo do Morro. De lá tem-se uma vista linda da Praia Vermelha. Além disso tem outras duas opções. A primeira delas é fazer um passeio em Botafogo e admirar a enseada com o Pão de Açúcar ao fundo. Melhor ainda entrar no Botafogo Praia Shopping e subir até o último andar, no terraço panorâmico, e ter uma vista privilegiada da enseada de Botafogo e do Pão de Açúcar. A segunda é fazer um passeio no Aterro do Flamengo (melhor se de domingo) deixando às costas a Baia de Guanabara e indo em direção ao Pão de Açúcar.

O terceiro ponto turístico mais importante é a praia de Ipanema, a minha preferida. Além de ser um ponto de encontro tradicional entre moradores e turistas, a praia, uma das menos poluídas da cidade, é utilizada para a prática de várias atividades esportivas dentre as quais o skiboard surf, frescobol, vôlei e futevôlei. Em Ipanema o compositor Vinicius de Moraes compôs a música Garota de Ipanema, junto com Tom Jobim, o qual fez a melodia. Eles estavam sentados em um bar (hoje famoso, chamado próprio de Garota de Ipanema, entre as esquinas das ruas Vinicius de Moraes e Prudente de Moraes) quando viram a estonteante Helô Pinheiro passar para ir à praia. Impressionados com a beleza da menina, compuseram a famosa canção. Ipanema é um bom lugar para se esperar o pôr do sol e se emocionar com as cores do céu. O morro Dois Irmãos será o plano de fundo das melhores fotos.


Para se tirar fotos bonitas, outro ponto privilegiado é o Arpoador, bem no início da grande praia que continua com Ipanema e Leblon. Pode-se subir em uma das tantas rochas do local e admirar de um lado Ipanema (e o seu maravilhoso pôr do sol) e do outro, a praia do Diabo, pequena mas de ondas fortes. Eu sei, a praia mais famosa internacionalmente é a de Copacabana... que é também muito linda, mas é a mais turística. Interessante é percorrer o caminho ao longo do Forte de Copacabana, outro lugar que oferece um panorama privilegiado e mais ainda restaurantes e bares.  Outros lugares muito lindos são o Jardim Botânico, uma verdadeira surpresa pra quem ama a natureza, e a Lagoa Rodrigo de Freitas, onde pode-se fazer uma corrida, passear com as crianças, pescar, andar de bicicleta ou simplesmente contemplar a bela paisagem. É onde encontra-se o heliporto, lugar muito frequentado pelos turistas que querem ver a cidade do alto, com passeios diários de helicóptero. Não é para qualquer bolso maaaaas... espetacular. Até a noite tem vários restaurantes. 
Outros lugares bem bacanas são o Jardim Zoológico, a Quinta da Boa Vista e, claro, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, que fica no bairro de São Cristóvão, na zona norte da cidade, também conhecido como Feira de São Cristóvão. Se situa em um pavilhão que promove a cultura e o comércio de produtos nordestinos. Dentro do pavilhão, podemos encontrar muitas barraquinhas de produtos típicos do nordeste: roupas, acessórios, artesanato, decoração e gastronomia. Lá encontram-se alguns dos melhores restaurantes de comidas típicas da região. Dentre tantos existentes, destaco o Estação Baião de Dois e o Asa Branca. Imperdíveis!  Mas falamos dos cariocas. Antes de tudo, cariocas são aqueles nascidos na cidade do Rio de Janeiro e fluminenses aqueles nascidos no estado mas fora da cidade.




Bem, o way of life carioca é muito descontraído e tem um ritmo todo seu. Vivemos cada dia de uma vez. Brincalhões e animados, os cariocas odeiam dias nublados, correm para a praia assim que o sol dá o ar da sua graça (e muitas vezes até quando o sol não aparece só pelo prazer de estar em contato com o mar e a natureza) e somos muito informais. Cariocas adoram andar de chinelo na rua, ainda que não morem diante da praia. Contudo, não vamos confundir com desleixo porque não é o caso. Mas sentimos a cidade como parte de nós, como parte da nossa casa, então, nada mais natural do que sair às ruas vestidos informalmente. Mas nos cuidamos muito. Nossa aparência e cuidados corporais e mentais são muito importante para nós. Gostamos de corpos sarados e bronzeados, aquela aparência de saúde e “zoamos” muito os branquelos que chegam à cidade vindo de lugares distantes. Porém, acostumados a viver em uma cidade plenamente turística, recebemos muito bem os turistas vindos de outras regiões do país e também de fora do país, os gringos. Somos simpáticos, damos informações com muito prazer e nos esforçamos para nos fazer entender para aqueles turistas que não falam a nossa língua.
Porém, entre nós, ahhhh, quanta gíria!! Cariocas adoram falar caraca, caramba, chamamos todo mundo de cara, não importa se homem ou mulher. Não começamos uma frase sem acrescentar “olha só...”, quando gostamos muito de algo pra nós é maneiro, um amigo, vizinho, conhecido é irmão ou mermão mesmo. Para nós, um assunto é parada, tudo é beleza e quando nos envocamos ficamos bolados. Na moral, usamos muito o nosso carioquês! E puxamos muito o x e ch. Somos uma chaleirinha! Como costumam pegar no nosso pé os nossos vizinhos paulistas, é um tal de “eXqueci o eXqueiro na eXquina da eXcola”...
A cidade, em geral, tem bons restaurantes e bares para um típico petisco. Na zona do Centro, nos arredores da rua Miguel Couto, encontram-se alguns dos melhores lugares para aquele encontro entre amigos depois do trabalho e a cervejinha, a sardinha frita, pastéis e salgadinhos não podem faltar. O carioca adora um churrasco e improvisa uma churrascada como ninguém e aonde for. Quem tem amigos cariocas aproveite para comer o churrasco feito em casa, aquele preparado com todo o carinho, com muito alho, molho vinagrete e sal grosso. Mas se você não conhece nenhum carioca para te oferecer um churrasquinho típico, não tem problema. A cidade é repleta de várias churrascarias para todos os bolsos. Desde as mais caras e completas, como é o caso da Churrascaria Porcão (situada no bairro do Flamengo e no da Barra da Tijuca) até os lugares mais simples, como o Zinho’s Bier (situado no bairro de Benfica) que, na minha opinião, tem a melhor picanha do Rio de Janeiro).  Outro restaurante que recomendo muito é o Aconchego Carioca, no bairro da Tijuca. Lá fazem uma ótima batida de limão e, para acompanhar, não se deve deixar de experimentar o bolinho de feijoada e o torresminho frito.



Para quem gosta de comida japonesa, em Botafogo, no Rio Plaza Shopping, tem um restaurante divino que se chama Geisha. Um dos lugares mais aconchegantes e com a melhor comida nipônica da cidade. Mas o grande ponto da boemia carioca encontra-se na Lapa, outro bairro do Centro do Rio de Janeiro. Varias casas de show, restaurantes e bares completam o cenário noturno mais movimentado da cidade.Imperdíveis as casas de show Carioca da Gema e Rio Scenarium, palco de muita música e animação. Ah, e se vierem ao Rio de Janeiro durante o período do Carnaval, é claro que não podem deixar de assistir ao desfile das Escolas de Samba no Sambódromo e a participar dos vários blocos espalhados em cada ponto da cidade. Citando alguns importantes, estão o Cordão do Bola Preta, Suvaco de Cristo e a Banda de Ipanema.
Se tem uma coisa que ninguém vai sentir no Rio de Janeiro é monotonia... e com certeza vão provar muita energia, alegria e positividade. “
Sejam muito bem-vindos!!
Simone Rodrigues (Blog Bom-Dia Beleza)

6 comentários:

  1. Cidade maravilhosa! Quero muito visitar.
    Adorei as fotos, e todas as dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ficou maravilhoso!! Me sinto lisonjeada por estar participando desse projeto e muito feliz por poder mostrar um pouco das maravilhas de minha cidade. Obrigada, Estefany, pela oportunidade, muito sucesso e um beijo grande!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por ter topado participar. Muito obrigada e sucesso pra você, super beijo !

      Excluir
  3. Amo amo amo, mais nunca visitei, depois desse post fiquei mais louca ainda, adorei.
    Beijos,
    Kate ♥

    www.imperfeitaas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca visitei, morro de vontade. Super beijo e volte sempre.

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo